Festival Calango 2008

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Street Breakers concede entrevista ao Hip Hop Fora do Eixo.




A Crew mais conceituada do Brasil, Street Breakers Crews, esteve em Cuiabá esse final de semana, para fazer uma oficina e se apresentar na Agenda Única do Hip Hop. Em um bate papo super alto-astral, que rolou em um posto de gasolina, eles falaram da carreira, das atividades paralelas ao break e de ação social.

O grupo já existe há 19 anos, mas a formação atual é de 05 jovens super disciplinados, profissionais e muito engraçados também. São eles: B.Girl A-Ní, Bispo SB, Mr Fé, Sutra Style e Puber.

Organizam um campeonato anual de break, o Master Crew que reúne dançarinos de vários lugares do pais e do mundo, e circula a cultura hip hop de forma positiva.

A-Ní, a B. Girl da crew, que é vegan, disse que todos os roles da adolescência era para dançar break, e ponderou que o modismo na cena, atrapalha tudo o que é construído com responsabilidade social e profissionalismo, principalmente a mídia. “Eles tem que entender que os artistas somo nós, não eles e a marca”

Bispo SB, que além de B.Boy, é coreógrafo, produtor cultural, arte educador, pesquisador e palestrante, pontuou o break como uma atividade de contexto social, na qual exige uma auto cobrança para se alcançar metas. As metas de que Bispo fala, é a transformação de pessoas em seres melhores, para si mesmos e para a humanidade. Break e Grafitti, segundo ele, são as únicas coisas que dão certo em São Paulo, se tratando em transformação de pessoas, por meio da cultura urbana.

O Mr-Fê, que também é grafiteiro, disse que o hip hop da chance para as pessoas, abre caminhos. Tudo o que a crew é hoje (todos desenvolve outros trabalhos como disgner de grife famosa, animador, etc). “A verdade é uma só: o hip hop é foda!”, diz Mr-Fê.

Todos da Crew, falaram da dificuldade em estabelecer parceria com poder publico e iniciativa privada, que em sua maioria intenta votos, ou qualquer vantagem, desfocando todo a cena cultural hip hop. È comum a todos também o conceito de família da crew, (Fê e A-Ní são irmãos). Crew para eles é uma instituição familiar.

Saiba mais sobre o Street Breakrs em http://sbcrew.fotoblog.uol.com.br/

Nenhum comentário: