Festival Calango 2008

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Pavão entrevista Fab * Girl da crew BSB Girl




Nos dias 23, 24 e 25 de maio, aconteceu o “Hip Hop Fusion”, um marco na representação feminina do break brasileiro. Organizado pela crew feminina de break BSB Girl, o encontro trouxe bgirls de Salvador e de várias quebradas do Distrito Federal para debater ações para informar e profissionalizar a prática feminina de break no Brasil. O Coletivo Aquilombando entrevistou a b. girl e militante do hip hop, Fab*Girl e perguntou um pouco mais sobre sua trajetória, o encontro, entre outras coisas. Confiram a entrevista.

Pavão: Olá Fabi, você poderia nos dizer qual a sua naturalidade, como você atua e há quanto tempo está envolvido com o hip hop?
Fabi: Sou Brasiliense. Atuo com foco principalmente na mulher, no resgate de nossos valores, direitos e profissionalização através da arte (B.Girling) e estou no Hip Hop há 7 anos.

Pavão: O que é e há quanto tempo existe a BSB GIRLS?
Fabi: Há 5 anos

Pavão: Sob que perspectiva de atuação você entende estarmos mais carentes atualmente na prática do break do DF e no Brasil?
Fabi: Profissionalismo e informação.

Pavão: O que foi o Hip Hop Fusion ? Quais os resultados do evento?
Fabi: Hip Hop Fusion é um evento que acontece a mais de 3 anos, sempre voltado pra informação e profissionalismo a todos. Esse ano sentimos a necessidade de fazer um evento voltado as mulheres, pelo aumento do número de Bgirls no país, pois nunca houve um evento voltado só pra bgirls, ou grafiteiras ou Djs ou Mc´s mulheres. Tivemos um fórum onde discutimos assuntos sobre profissionalismo, militância, articulação e etc. Houve a participação de bgirls de Salvador, também houve a Primeira Batalha de Bgirls do Brasil e work shop de Dança Afro, para resgatar nossas culturas. Achamos que iniciativas como essa, abrem espaço e mostram a outras mulheres que sim, é possível acreditar e lutar por algo que queremos. Mais mulheres estão procurando as oficinas de breaking e nos perguntando quando será o próximo evento.

Pavão: Qual a importância de se discutir o machismo no hip hip brasileiro?
Fabi: Muitas meninas e mulheres acham que Hip Hop é coisa de homens sem ao menos saber o que é, pelas roupas largas, modos de agir entre outras coisas. A mulher ainda é vista como objeto, como por exemplo em muitas letras e vídeos clips de "Hip Hop", que na verdade não ajudam muito pra nos que somos militantes. O machismo tem que ser sempre tema de discussão, pois só através da informação é que vamos mudar essa mentalidade machista de muitos e muitas.

Pavão: Na sua opinião, que progressos tem havido e que barreiras ainda precisam ser transpostas para o break feminino em nosso país?
Fabi: Muitas meninas estão começando a dançar no Brasil, por terem como exemplo equipes de mulheres ou mulheres dançarinas aparecendo mais e mais. As mulheres estão quebrando barreiras, lutando por um direito natural de estarem desenvolvendo um mesmo nível técnico que os B.Boys. Porém, pouca informação é passada, poucos também procuram informação, pois os lideres de suas equipes também não sabem muito e assim, vira uma bola de neve. Não é só pro break feminino, no masculino encontra-se também com essa dificuldade.

Pavão:Como poderíamos melhorar nossas fraquezas e contradições enquanto movimento?
Fabi: Estudando e pesquisando nossas culturas a fundo. Se nem mesmo os criadores sabem explicar ao certo de onde realmente se originou, somente que tem um pé na África e que existe influências de Capoeira, Frevo, Dança Afro, e outros, porque não estudarmos o que temos aqui? Só assim descobriremos a verdadeira essência, teríamos nomes próprios, em português, claro e de fácil entendimento, com nossa cara, nosso Breaking e sobre tudo, nossa Cultura.

Pavão: Quais os seus próximos projetos e ações?
Fabi: Um projeto de formação de B.Girls, que ainda não sei como,mas conto com ajuda das minas de Salvador e amigos. Espetáculo do Brasil Style B.Girls, treinar muito, estudar muito, pesquisar muito e ensinar tudo que aprender! Deixe uma palavra final para os manos e minas do DF e do Brasil. Estudem sua cultura (cultura Brasileira).

2 comentários:

Unknown disse...

Respondendo a Pergunta 2
Brasil Style B.Girls (BSBGIRLS)

Brasília, Distrito Federal, Brazil
Primeiro grupo exclusivamente feminino de dança de rua original do Distrito Federal. Procuramos fortalecer o B.girling e lutar pela profissionalização dos estilos de dança da cultura Hip Hop no Brasil. Dançar pra nós é mais que diversão é estilo de vida! Estamos abertas a trocar idéias, informações e ter contato com outras crews...Toda diferença pra nós merece respeito e o Hip Hop foi feito pra UNIR e não separar! O HipHop deve ser valorizado como arte de qualidade e suas manifestações devem ser livres de ideologia política. O HipHop salva porque a arte leva o ser humano de encontro à sua essência, sem máscaras... Acima de tudo, valorizamos nossa origem brasileira, com todas as etnias e misturas que formaram o nosso povo e nossa cultura. E amamos dançar!! Seja na rua, no palco, em festas ou em casa... Não importa, o que vale é deixar a música nos levar!!!! A Equipe completa 5 anos dia 6 de Dezembro

Fab*Girls (BSBGIRLS)

Unknown disse...

Bacana o seu trabalho Fabi!

Fernanda Quevedo
Cuiabá MT