Festival Calango 2008

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Pulsar agita formação de coletivo de Rock e Rap em Mato Grosso do Sul



A Pulsar sendo uma das parceiras do Circuito Fora do Eixo e com um intenso desejo de contribuir no fomento e na profissionalização da cena independente da música, reuniu em sua sede diversas bandas do seguimento do Rock e do Rap, onde as pautas foram as seguintes: apresentação da proposta do Espaço Cubo, apresentação do Circuito Fora do Eixo e do Portal do Circuito Fora do Eixo, Moeda Card e formação de um coletivo uno do Rock e do Rap para se integrar no Circuito Fora do Eixo.


A proposta da Pulsar é por meio do coletivo aglutinar outras bandas e grupos do estado e desencadear um novo processo na cena independente. A idéia é unir seguimentos como no Circuito Fora do Eixo, para isso está sendo pensado e mobilizado juntamente com a Central Única de Favelas de MS – CUFA diversos grupos de Rap do estado para pensar uma proposta uno. O intuito é que ações como essas possam concretizar um divisor de águas na história do Rock e do Rap no estado.


Desta forma após explanações, debates e adesão das bandas presentes, foi criado o COLETIVO MS FORA DO EIXO. Como encaminhamento ficou da Pulsar e os novos integrantes mobilizar outras bandas do estado para fazerem parte do processo, ampliando assim as discussões e o formato do Coletivo.


O próximo passo após a adesão de outras bandas e grupos é a organização do coletivo por setores: área responsável por organizar os eventos do coletivo, criando-se assim espaços para as bandas e para os elos da cadeia produtiva da música independente, estabelecendo intercâmbios que possibilitem dar vazão à produção nos demais estados; área responsável pelo gerenciamento dos ensaios e gravações (estúdio) das bandas do coletivo; pleno funcionamento da comunicação pela Pulsar a qual será responsável pela difusão e divulgação das bandas e ações ligadas ao coletivo.


A proposta da discussão destes setores de gerenciamento vem da necessidade e da dificuldade que as bandas possuem de terem espaços para ensaios, circulação e divulgação.

A Pulsar como forma de ampliar o coletivo e fortalecimento do mesmo, promove a primeira ação em conjunto com o coletivo que será um seminário. O qual foi dividido neste momento por dois seguimentos:
Para o Público do rock virá Pablo Capilé, diretor do Espaço CUBO de Mato Grosso, do Festival Calango, integrante da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes) e do Circuito Fora do Eixo. Os temas abordados serão: Proposta do Espaço Cubo, Moeda Card (Selo), Alternativas de Produção e Difusão, Circuito Fora do Eixo, Portal Fora do Eixo e Festivais Independentes.
Para o Púbico do Rap virá Linha Dura, poeta, Rapper, produtor, Coordenador Geral da Central Única de Favelas-CUFA MT, mentor e articulador do Circuito Hip Hop Fora do Eixo e Selo Nova Guarda. Os temas abordados serão: Artista Pedreiro, Proposta da moeda Card (selo), Economia Solidária, Circuito Hip Hop Fora do Eixo e Festivais. O seminário acontecerá dia 14/06/2oo8 ás 14h00minh na Escola Presidente Vargas.

Para culminar o Seminário acontecerá um sarau com algumas bandas já integrante do Coletivo, são elas: MISERÁVEIS, DAGATA E OS ALUISIOS, FASE TERMINAL e BUTÉKU`S.


Conheca a PULSAR: http://www.pulsar.org.br/


*Imagen: Higor Marcelo - Grupo Fase Terminal (MS), Por Arlete Souza"

Nenhum comentário: