Festival Calango 2008

terça-feira, 20 de maio de 2008

Coletivo Independente de Comunicação lança revista




Revista Grifo será lançada na amanhã, na UFMT

Nesta quarta-feira, 21, a Agência Laboratório lança a revista Grifo no Centro Cultural da UFMT às 18h. Na ocasião, serão distribuídos os primeiros exemplares da revista e acontecem os shows de Vidallucinex, projeto de música experimental.

A revista se propõe a ser experimental “toda a Grifo está em permanente versão beta, estamos testando nossas percepções de comunicação impressa e vendo até onde elas funcionam” diz Talyta Singer, da equipe de redação da revista. A publicação privilegia a produção textual e a linguagem opinativa, além de abrir espaço para publicação de artigos científicos e manter uma seção para divulgação da produção artística literária e visual.

A revista foi produzida pelos estudantes que criaram a Agência Laboratório, coletivo de comunicação do Movimento Panamby (www.movimentopanamby.wordpress.com). O projeto faz parte do MIC (Mídias Integradas Cuiabanas) e tem como foco a comunicação alternativa e a capacitação prática.


Trabalho coletivo
A Agência Laboratório é uma agência experimental de comunicação e foi criada com o objetivo de testar ferramentas alternativas de comunicação. O grupo desenvolve seus próprios veículos e além da revista Grifo, produz a e-Grifo, publicação eletrônica com conteúdo exclusivo distribuído via mailing, a TV Panamby, programa de web tv e o Zine Ponto, publicação impressa semanal.

A Agência ainda presta assessoria de comunicação a outros coletivos que atuam dentro da universidade com o objetivo de trocar serviços. “A Agência é um projeto do Movimento Panamby que opera através do sistema Pequi Card trocando serviço com outros coletivos e se viabilizando através dessas trocas.” conta Vitor Torres, da equipe de design.

O grupo também está desenvolvendo a Agência de Notícias da UFMT na tentativa de fazer circular a produção científica e cultural, mesmo que não oficial, da instituição. “Aceitamos colabores! Nossas reuniões acontecem às segundas-feiras às 18h no Centro Cultural da UFMT.”, convida Vitor.

Festa de lançamento
A revista será lançada durante o Café Cultura, atividade semanal do Movimento Panamby, que abriga palco livre, distribuição de alimentos orgânicos, feira popular, encontro de malabaristas e roda de capoeira angola. “Optamos por lançar a revista onde ela surgiu, em meio ao movimento cultural da UFMT.” afirma Talyta. Para o lançamento da revista se apresentam Vidallucinex, projeto experimental do músico Julio Papatheou.

O Café Cultura é um espaço de vivência onde estudantes, professores e técnicos podem se encontrar e os artistas e pequenos produtores podem se apresentar. O evento acontece todas as quartas-feiras no Centro Cultural da UFMT.

Apoios
A revista tem o apoio da Coordenação de Cultura da UFMT, Provivas (Pró-reitoria de vivência acadêmica e social) e da ASCOM (assessoria de comunicação da universidade) e tem como parceiros Espaço Cubo, Volume, Emaz (Educadores ambientais do zoológico), Mules (Movimento Universitário pela livre expressão sexual) e Conexões de Saberes.


Serviço
Lançamento da Revista Grifo
Data: 21/05 – quarta-feira
Horário: a partir das 18h
Local: Centro Cultural da UFMT
Atrações: Distribuição da revista e shows com Vida Allucinex e Vênus de Millo.
Informações: 65 3615-8378
contatogrifo@gmail.com

Nenhum comentário: