Festival Calango 2008

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Onde for, ouça: GASPER !


Guerreiro, poeta, maloqueiro. Esse é o Gasper, rapper de Goiás, que esta trabalhando, na lógica “artista igual pedreiro”. Quer o que todo músico quer: fazer seu som bombar, chegando ao ouvido de todo mundo.


Gasper vem para Cuiabá, mostrar que em Goiás não tem só sertanejo. Ele se apresenta no Movimentando Hip Hop, que acontece nos dias 02,03 e 04 de fevereiro. (Saiba mais sobre o Movimentando Hip Hop em (http://www.cufamt.org.br/)

Em entrevista a Favela Comunicação, ele fala sobre seu amor pelo rap, seu trabalho com o coletivo Soul Crime e também da mixtape “Onde For”, comentado em todo o Brasil e também em Portugual e Itália, que ficando entre os cinco finalistas na categoria Melhor Demo Masculina. Vale lembrar que Hutúz Festival é a maior premio de Hip Hop na América Latina.
Para os cuibabanos, Gasper diz que a galera pode esperar um bom show.

Confira a entrevista e deixe o seu comentário.



FC - Quando surgiu Gasper no hip-hop? Fale um pouco da sua trajetória.

Gasper: Salveee...Primeiro quero agradecer a você Ronaldo e a geral de Cuiabá pela força que sempre vem de todo mundo.
Desde moleque eu ouço rap mano...Meus role de skate sempre teve o rap como trilha sonora rs,. Em 2000 surgiu um espaço pra mim como MC em um grupo da minha área o “E ponto B”, fiz várias músicas vários shows, só que em 2005 resolvi fazer meu trampo solo. Liguei pro DOXSOUL e falei pra ele que queria fazer uma mixtape e queria que todos os bits fosse dele. Ele ficou animado com a idéia e começamos a trabalhar na mixtape “ONDE FOR”, que teve reconhecimento em todo BRASIL e também em PORTUGAL e na ITALIA. Com a música ONDE FOR eu fiquei entre os 5 finalistas na categoria melhor demo masculina no HUTUZ RAP FESTIVAL, e isso é só o começo tru, tem o que fazer ainda.

FC - Percebo em seu som que tem muito do seu mundo, do seu dia-a-dia e toda sua família o que é muito legal, pois na geral muitos rappers estão preso no modelo do rap social. Onde você busca essa inspiração?
Gasper: Com o tempo eu percebi que eu não busco inspiração mano, na verdade eu transformo minha vida em música, se você percebe eu coloquei a minha vida toda nessa mixtape: Família, treta, rua, alegria, tristeza. Graças a Deus eu nasci com esse talento, de fazer até as tristezas virararem aprendizado com a música, fazer as paradas se transformarem da água pro vinho.

FC - Mixtape. Fale um pouco deste trabalho.
Quando eu resolvi fazer essa mixtape a primeira coisa que eu tinha na cabeça era não ter participação de ninguém rimando, pra ser uma parada minha cara. Ela tem participações do Fex Bandollero (Reviravolta Máfia) no refrão da faixa “07 de maio”, da Laila Laura no refrão da “Gangueragem”, e do Juninho Mamede no violão na faixa de “Folha em Folha” e na “7 de maio”, sendo todos os bits do Doxsoul. Lancei junto com a mixtape um vídeo que mostra toda produção que rolou no stúdio, e um trabalho que carrego muito amor com ele, muito amor mesmo, rs.

FC - Vim em uma entrevista sua, que você teria duas músicas especiais, quais são e porque essas musicas são especiais pra você?
Gasper: Teve duas músicas nessa mix que além de ser muito especial pra mim, se tornou muito especial para os ouvintes, uma é a 07 de maio que é pro meu filho e a outra é a Adriana que é pra minha esposa. Muita gente sentiu realmente o que eu quis passar nessas duas músicas, sentiram o amor de pai pra filho e o amor de homem pra mulher, são duas faixas que fala com o coração, recebi muitos elogios, tem muita gente com o coração cheio de amor ainda.

FC - Você está organizando junto com a gurizada ai em Goiás um coletivo de rappers chamado Soul Crims. Qual é a proposta deste coletivo?


Gasper: A proposta da SOUL é criar oportunidades, criar mercado, fortalecer cada membro desse time, infelizmente eu estou em um mercado de música falido, tanto pra mim como pro Racionais ou qualquer outro artista, eu não sou inocente a ponto de pensar que se uma gravadora grande me contratar eu vou me tornar um grande artista no meio, as gravadoras e o mercado estão falidos junto com esse pensamento. Essa situação nos levou a criar a SOULCRIMS, os cara da rua estão se organizando mano, de Goiânia á Cuiabá os caras estão de olho aberto, todo mundo com o pé no chão.

FC - Aqui em Cuiabá estamos organizando uma rede de trabalho chamado HIP-HOP FORA DO EIXO. Como essa rede esta sendo discutida ai?


Gasper: Essa iniciativa esta sendo muito bem vista por todos mano, eu sou um colaborador dessa, e no meu ponto de vista é uma das formas mais inteligentes de se trabalhar hoje em dia.


Nenhum comentário: